O Sound Design criativo como ferramenta digital cognitiva

Pesquisa de Pós-doutorado em Design
Pesquisador: Marx Menezes
Departamento de Design da Universidade de Brasília (UNB)
Orientadora: Profa. Virginia Tiradentes Souto, PhD

Sobre a pesquisa

Esta pesquisa decorre dos questionamentos levantados e não suficientemente explorados durante as pesquisas do meu doutorado, cujo título foi AD p : Framework de Audiodescrição Poética, concluído na Universidade de Brasília (UNB) em 2019 e orientado pela Professora Virgínia Tiradentes Souto. No contexto da tese defendida, revelou-se a possibilidade de experimentar novas abordagens no desenvolvimento de recursos de comunicação inovadores baseados em construções sonoras. O foco do trabalho realizado estava direcionado ao desenvolvimento de um novo modelo do recurso de acessibilidade audiovisual denominado Audiodescrição (AD), uma uma tecnologia assistiva que permite a qualquer pessoa ouvinte enxergar por meio de sons. Os resultados da pesquisa permitiram o desenvolvimento do framework conceitual (AD p ) que tem o potencial de orientar profissionais da área na produção de AD, considerando as características inovadoras propostas na tese.

Entretanto, algumas questões relacionadas ao recurso de Audiocognição (AC), termo cunhado por este autor que se resume a elementos específicos de aprendizagem sonora, em que o processo auditivo de troca de informações é o principal meio de construção do conhecimento. São trabalhadas também o recurso de ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), ou Resposta Meridiana Sensorial Autônoma, um recurso no qual foram encontrados correlatos emocionais e fisiológicos importantes no estudo dos sons, segundo Poerio et al. (2018). Os autores dizem que ao assistir vídeos com o recurso as pessoas aumentaram os seus níveis de sensações agradáveis, e que a ASMR está associada à redução da frequência cardíaca e ao aumento dos níveis de condutibilidade da pele. Os resultados das suas pesquisas indicam que a ASMR é uma experiência confiável e fisiologicamente enraizada que pode ter benefícios terapêuticos para a saúde mental e física. E, não menos importante, a Imagens Sonoras ficaram em segundo plano durante os meus estudos do doutorado, com o objetivo de serem melhor estudadas em pesquisas futuras.

As abordagens de pesquisa voltadas à Audiocognição revelam um pensamento mais abrangente quanto às capacidades dos recursos sonoros no processo cognitivo dos seres humanos. Este processo permitirá estudar os impactos que os sons têm causado na nossa vida nos tempos atuais, pois a inteligência das pessoas pode ser também trabalhada e desenvolvida por meio da audição, pois os códigos sonoros são ativados em espaços reservados no cérebro humano, retendo as informações que são recebidas pelos ouvidos, conforme argumenta Straliotto (2001). Além da relevância em investigar a influência dos sons na construção imagética e cognitiva das pessoas, o desenvolvimento de novas pesquisas na área justifica-se também pelas recentes mudanças de comportamentos e hábitos de consumo de mídia digital pela sociedade.

Deste modo, pesquisas recentes feitas pela Global Web Index (GWI, 2020), principal empresa de segmentação de público para o setor de marketing no mundo, mostram como os consumidores estão utilizando os recursos midiáticos hoje em dia. Os resultados dessas pesquisas revelaram uma mudança significativa nos hábitos de consumo de mídia durante o ano de 2020, e mostra que na maioria dos grupos de pessoas pesquisadas houve um salto no uso de podcasts 3 em comparação com as outras mídias. Ainda, vemos a cada dia o número de programas on-line via podcast aumentando, este é um indicativo da necessidade do incremento de pesquisas envolvendo este elemento midiático, que vem representando um excelente recurso de estimulação da atenção auditiva e da imaginação das pessoas que o escutam, uma vez que o conteúdo abordado não é essencialmente visual.

O processo de criação em Sound Design proposto pelo presente projeto de pesquisa pretende unir trabalhos de desenvolvimento criativo de áudio aos novos modelos de mídia atuais, reunindo estratégias de design sonoro que possibilitem uma experiência além dos atualmente empregados. Neste sentido, este processo criativo inovador é um ferramental que será utilizado para a resolução de problemas, produtos ou serviços, definindo questões consideradas novas, e que poderão se tornar aceitas em um determinado meio cultural, como preconiza Gardner (1993). Assim, considerando o desenho estratégico para desenvolver novas oportunidades envolvendo o som, a temática a ser abordada neste projeto exalta a possibilidade de novas investigações a respeito da influência sonora nas atividades cognitivas humanas, principalmente naquelas afetas ao mecanismo de aprendizagem por meio dos sons. Portanto, o ponto de partida para o início dos estudos seguirão as indicações de pesquisas futuras propostas na minha tese, sendo a estrutura dos estudos se concentrando em torno dos eixos: cotidiano, arte e educação. Para isso, será considerada a diversidade dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente para a produção e distribuição sonoras através das novas mídias digitais.

Com isso, debruçamos sobre o estudo da interferência dos sons na criação do imaginário humano onde se possa auxiliar nos processos emocionais das pessoas se mostra de grande importância. Portanto, o presente projeto está sendo apresentado levando em consideração as motivações e habilidades adquiridas durante o desenvolvimento da citada tese de doutorado, e que geraram o interesse em novas possibilidades de desenvolvimento sonoro-imagético voltado para aspectos mais amplos na utilização desta área de estudos.

De caráter qualitativo e prático, esta pesquisa recorre às técnicas de experimentos não preditivos, bem como de análises e observação dos feedbacks de usuários como opção metodológica. As referências metodológicas serão essenciais para compreender os conceitos dos temas a serem abordados, a fim de elucidar as análises e as argumentações deste estudo. O estudo se concentrará nos campos de pesquisa sobre representações visuais por meio de estímulos sonoros, e irá se preocupar em incorporar a dimensão imagética nas questões relacionadas ao som.

Como resultados práticos, esta pesquisa desenvolveu experimentos baseados em Sound Design com o objetivo de analisar a utilização e o impacto que os novos recursos sonoros estudados podem causar no funcionamento imagético/cognitivo das pessoas.

experimentos

O cachorro Enlameado

Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Curabitur non nulla sit amet nisl. Vestibulum ac diam sit amet quam. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta.

References

Donec sollicitudin molestie malesuada. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta. Vivamus suscipit tortor eget felis porttitor volutpat. Nulla porttitor accumsan tincidunt.

— Leonetta Lloyd

Nulla quis lorem ut libero malesuada feugiat. Curabitur non nulla sit amet nisl tempus convallis quis ac lectus. Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus.

— Dave Blue

Sed porttitor lectus nibh. Curabitur aliquet quam id dui posuere blandit. Donec rutrum congue leo eget malesuada. Nulla quis lorem ut libero malesuada feugiat.

— Tiontay Carroll